Xbox Series X | Especificações, Controle, Armazenamento, Confira tudo o que foi revelado

Xbox Series X | Especificações, Controle, Armazenamento, Confira tudo o que foi revelado

17 de Março, 2020 0 Por André Machado

Com o cancelamento da E3 2020 a Microsoft resolveu anunciar agora diversas informações em relação ao seu novo console, Xbox Series X.

Especificações

O console contará com uma CPU AMD Zen 2 personalizada com oito núcleos com clock de 3,8 GHz cada, uma GPU AMD RNDA 2 personalizada com 12 teraflops e 52 unidades de computação com 1,825 GHz cada.

Tudo isso é baseado em um processo de 7 nm e inclui 16 GB de RAM GDDR6 com uma unidade de armazenamento SSD NVME personalizada de 1 TB de armazenamento.

A Microsoft vai usar duas placas-mãe neste design compacto do Xbox Series X, e toda a máquina será resfriada através do ar sendo puxado pela parte inferior e empurrado pela parte superior através de uma ventoinha de 130 mm.

Os desenvolvedores usarão o total de 16 GB de memória de duas maneiras: há 10 GB para memória otimizada da GPU rápida, 3,5 GB para memória padrão e 2,5 GB reservados pelo sistema operacional. Todo esse poder incluirá a capacidade de expandir o armazenamento por meio de placas de expansão de 1 TB na parte traseira do console, com suporte a HDD externo USB 3.2 e uma unidade de Blu-ray 4K.

A companhia está visando o desempenho geral em 4K 60fps, até 120fps. Se vai conseguir, só o tempo nos dirá.

Para aumentar a velocidade e reduzir o tempo de loading, por exemplo, será através de SSD.

Esse novo suporte a SSD também permitirá que os proprietários do Xbox Series X retomem vários jogos instantaneamente e até retomem títulos depois que o Serie X for reiniciado por uma atualização do sistema. Os estados do jogo serão salvos diretamente no SSD do sistema, para que você possa retomar dias ou até semanas depois.

Controle

O controle do Xbox Series X foi sutilmente redesenhado para acomodar uma gama maior de jogadores, principalmente aqueles com mãos menores, como crianças pequenas. O novo d-pad do sistema é parcialmente inspirado no design de prato facetado do controle Xbox One Elite e deve ser mais fácil no geral. Também foi adicionado um botão dedicado de compartilhamento.

Por fim, a maior inovação técnica do controle é o DLI (Dynamic Latency Input), que deve tornar  o jogo mais responsivo do que antes. A Microsoft falou um pouco sobre DLI no passado, mas agora forneceu mais alguns detalhes …

Outra área na qual os jogadores estão sempre procurando melhorias na conectividade é a redução da latência. Estamos introduzindo um conjunto de melhorias em todo o sistema que chamamos de Dynamic Latency Input (DLI), que inclui tecnologia específica no console e a conexão HDMI à sua TV. E tudo começa com o controle. Essencialmente, as informações são enviadas com mais frequência do controle e combinadas com os quadros exatos do seu jogo na tela. O resultado: reduzimos milissegundos preciosos a cada passo do jogo e as ações são ainda mais instantâneas.

Além disso, a entrada agora será USB-C, ele ainda suportará pilha AA ou baterias.

Armazenamento Removível

A Microsoft está usando um cartão de expansão proprietária especial e fez uma parceria com a Seagate para lançar cartões de expansão de 1 TB para o Xbox Series X.

s carões simplesmente se encaixam na parte traseira do console e são usados como uma maneira rápida de ampliar o SSD NVME de 1 TB incorporado. A Microsoft está usando conexões PCI Express 4.0 para os SSDs NVME internos e externos, o que significa que as velocidades foram projetadas para jogos de última geração. Isso também significa que os jogos otimizados para o Xbox Series X precisarão ser executados no SSD interno ou nesses cartões de expansão.

Major Nelson do Xbox disse o seguinte no Twitter:

“Você pode continuar usando seus discos rígidos externos USB 3.1+ existentes no Xbox Series X e pode executar jogos Xbox One, 360 e OG Xbox diretamente do disco rígido externo USB”. Os jogos otimizados para o Xbox Series X e a Velocity Architecture precisam ser executados a partir do SSD interno ou da Unidade de armazenamento expansível”.