Análise – Gears 5
18 de Novembro, 2019Título: Gears 5
Desenvolvedora: The Coalition
Distribuidora: Microsoft Studios
Plataformas: X-BOX ONE e PC
Gênero: Aventura/Shooter
Lançamento: 10 de Setembro de 2019
Em 10 de setembro de 2019 a Microsoft lançou para PC e Xbox One, o 6º título da franquia Gears of War. Mas, será que Gears of War 5 ou apenas Gears 5 mudou em relação a seus antecessores?? Chega mais que logo abaixo vou lhe contar.
Campanha
Calma Jovem Padawan, não darei quaisquer spoilers em relação a história de Gears 5. Só falarei do que se trata.
Uma das maiores franquias da Microsoft sempre focou em um personagem em especial: Marcus Fenix. É claro, sem deixar de lado outros bem importante e interessantes como: Baird, Cole e Dom.
Em Gears of War 4, seu filho, JD Fenix também foi o foco principal, junto de seu pai. Mas na nova trama tivemos mudanças significativas.
Kait vai em busca de saber mais sobre seu passado, suas origens, e juntamente de Del e Jack entram em frenéticas batalhas.
Também tivemos uma mudança na personalidade de JD. Muitos jogadores não gostaram, porém, dadas as circunstâncias, é algo normal de acontecer. Particularmente foi algo que gostei, visto que era inesperado.
Cenários e IA
A The Coalition disponibilizou desta vez parte do cenário destrutível e que pode lhe auxiliar para derrotar diversos inimigos mais poderosos com apenas um tiro.
Em fase de gelo, por exemplo, você pode olhar pra cima e atirar para derrubar pilares nos inimigos. Caso acerte o timing, ele morrerá. Ou atirando no chão, fará a criatura cair em águas congelantes e as matando instantaneamente. Vale ressaltar que o mesmo pode acontecer com você.
Pela primeira vez na franquia foi introduzido um “mini” mundo aberto, onde podemos vagar em busca de peças para fazer o upgrade de Jack.
Em relação a inteligência artificial, os inimigos tentam constantemente flanquear, por isso é preciso prestar atenção em todos os lados.
Já falando em IA mas para o lado do jogador, deixa um pouco a desejar e pode irritar dependendo da dificuldade em que você está jogando.
Há momentos em que seu aliado estará próximo de você e você caído(a) morrerá sem ele lhe reanimar.
Jogue com quem desejar
Gears of War sempre permitiu o cooperativo offline ou online. Porém agora você pode optar com quem deseja jogar em determinado momento.
E mais, isso não se restringe apenas ao Player 2, como também permite ao 1º jogador escolher o robô Jack.
Este novo personagem, Jack, auxilia bastante o jogador e caso você o escolha, poderá sobrevoar sobre os inimigos e disparar raios. O novo personagem também serve de suporte ao jogador e poderá buscar armas ou criar barreiras, além de cegar os inimigos com seus Flashs.
Bugs
Certamente quando vamos jogar algo sempre tememos os terríveis bugs e Gears 5 não os deixou de lado.
Embora eu tenha visto alguns problemas relatados por jogadores só posso falar os que vivenciei. No final, no último Boss, JD simplesmente ficou voando próximo ao inimigo.
Mas os principais problemas que tive foram os “Crashes”, isto é, o jogo fechar sozinho ou travar.
No ato 2 e 3 do 1º capítulo Gears 5 travou 2x o Xbox One S. Já o Crash foi algo pior e os enfrentei 4 vezes no total.
Vale ressaltar que após a última grande atualização não tive quaisquer problemas com Crashes.
Consideração Final
Gears 5 tem uma história envolvente e é disparado o melhor jogo da franquia nesta geração. Seus tiroteios frenéticos foram elevados e a mudança de personagem é o grande diferencial.
Se você é fã do gênero shooter em 3ª pessoa, o título que está disponível no Xbox Game Pass é essencial.