Análise – MX VS. ATV Legends
22 de Setembro, 2022Título: MX VS ATV Legends
Desenvolvedora: Rainbow Studios
Distribuidora: THQ Nordic
Plataformas: PC/PS4/PS5/Xbox One/Xbox Series
Gênero: Corrida
Lançamento: 28 de Junho de 2022
MX VS ATV Legends é o título mais recente da série de corridas da THQ Nordic e foi lançado em 28 de junho de 2022 no PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series. Nele podemos correr em três modalidades: MX em que controlamos nossa moto, ATV onde controlamos quadriciclos e UTV.
Logo no começo nos é apresentado um tutorial onde aprendemos o básico, correr e fazer manobras. Os controles são bem tradicionais pra jogos de corrida, o diferencial é que podemos combinar botões como o LB no Xbox ou L1 no PlayStation e o analógico direito pra fazermos manobras como backflip, wheelie e varias outras.
É no próprio tutorial que conferimos o melhor e principal destaque, a câmera.
Além das câmeras tradicionais como visão em primeira pessoa ou câmera mais afastada, nós podemos personalizar todas elas à nossa maneira.
Após esse tutorial ser finalizado, podemos então começar a nossa carreira.
São diversas provas e trilhas que vamos liberando conforme avançamos na carreira. Saindo de meros novatos até nos tornarmos lendas.
Pra conseguir avançar na carreira e desbloquear novas corridas nós precisamos de uma quantidade especifica de fãs. Com o avançar da temporada nós conseguimos patrocínios que podemos optar pela marca como a própria THQ Nordic e ainda ganhamos peças para dar um upgrade no nosso veículo ou mesmo podemos até ganhar um novo.
Com o dinheiro que vamos ganhando podemos fazer o upgrade, deixando nossa moto mais rápida e podemos ainda trocar a viseira, banco, temos varias opções de customização.
Também podemos customizar o nosso personagem, trocando o capacete, a roupa, luva e trocar o nome e número que são exibidos em nosso traje.
Começamos em uma fazenda que é o nosso complexo e conforme vamos avançando, upgrades vão sendo realizados nessa fazenda e novos membros vão sendo adicionados à nossa equipe.
No modo multiplayer podemos jogar em duas categorias, o modo Squad, onde formamos um grupo pra jogar com amigos. E o modo pra Race Online onde podemos correr contra mais 15 jogadores. Nele esperamos em um Lobby em que podemos correr livremente, fazendo manobras até que a corrida realmente comece.
Podemos ainda nos divertir jogando cooperativo local com mais uma pessoa em splitscreen.
PONTOS ALTOS E BAIXOS
O visual gráfico foi bem trabalhado, principalmente as pistas em que competimos. Se for corrida de duas ou mais voltas, podemos notar no chão de terra a marca que nós ou nossos adversários deixamos.
Dependendo da sua velocidade ou posição que esteja caindo sobre determinado obstáculo pode ocasionar em queda… Embora quando nosso avatar cai parece até um boneco de Olinda.
Diversas vezes você pode se deparar com o cenário sendo renderizado, surgindo na sua frente e o mapa ser alterado, isso sem contar os lags em vários momentos.
A jogabilidade, principalmente na moto é incrível e colocando a câmera em primeira pessoa, você realmente tem a sensação de que está muito rápido. O quadriciclo também é gostoso de pilotar, o problema real na jogabilidade está nos UTVs.
Pra resumir, ele não tem física nenhuma, quando você salta parece um papel voando. O menor movimento que você faz nas curvas já era, acaba derrapando.
Outro ponto negativo é o seu desbalanceamento, e o que seria isso?
Se você der um upgrade de peças no nível máximo, tudo nível 3.. Seus adversários, no caso a IA não vai te alcançar na corrida, você simplesmente vai disparar na frente. Desde que você não caia varias vezes durante a corrida, a vitória é certa. Isso levando em consideração que esteja jogando na dificuldade normal.
A trilha sonora é focada em grande parte em Rock o que acabou me agradando, o problema é que do nada a música para, deixando apenas o som dos motores. Isso sem contar que em diversos momentos a música fica mais alta e mais baixa.
No multiplayer não tive problema nenhum, sempre encontrei outros jogadores sem ter que esperar tanto tempo e não tive problemas com bugs e lags.
VALE OU NÃO A PENA JOGAR MX VS ATV Legends?
MX VS ATV Legends é um bom jogo de corrida e garante a diversão em dois dos seus três modos de corrida.
Há problemas graves como no modo de jogo que acabei de falar e em quedas bruscas de FPS. Mas lembrando que a maioria dos problemas podem ser corrigidos através de um update.
A impressão que dá é que MX VS ATV Legends foi lançado antes da hora, como se fosse um beta e que a versão final ainda seria lançada.
Mesmo assim, o jogo consegue de certa forma atingir seu objetivo que é divertir o jogador, mas não vale pagar preço cheio. Se você encontrar em uma promoção e gostar de “sentir o vento em seus cabelos” MX VS ATV Legends pode ser uma boa.
Essa análise foi feita em um Xbox One, mais precisamente um Xbox One S e o código foi cedido gentilmente pela THQ Nordic.