Microsoft revela especificações do Ray Tracing
17 de Agosto, 2020A Microsoft compartilhou as especificações para a aceleração de hardware DirectX Ray Tracing disponível no Xbox Series X.
De acordo com a informação, o console pode atingir um pico de 380 Giga ray-box por segundo e 95 Giga ray-triang por segundo. No entanto, essas são unidades personalizadas e, como tal, não podemos realmente compará-las a nada, como os Ray Turing 10 Giga por segundo da NVIDIA.
Outra técnica de economia de desempenho que será empregada no Xbox Series X é Variable Rate Shading (VRS). A Microsoft desenvolveu uma API dedicada para VRS no início de 2019. O Sombreamento de Taxa Variável permite que os desenvolvedores reduzam seletivamente a taxa de sombreamento na área da tela onde a fidelidade visual é menos impactante, economizando desempenho no processo. Neste caso, a Microsoft diz que o hardware para isso exigiu apenas uma pequena área no dado, enquanto potencialmente proporcionava um ganho de desempenho de 10 a 30% em jogos.
Resumindo, o Series X suportará saída HDMI 2.1, permitindo saída 4K de 120 Hz ou mesmo 8K60. Não há saída DisplayPort, não que fosse esperado. O codificador/decodificador de vídeo também tem suporte para decodificação 4K e 8K AVC e HEVC / VP9, com suporte para codificação AVC (H.264) e HEVC (H.265). Isso deve permitir recursos de streaming aprimorados para qualquer pessoa que queira transmitir seus jogos.
Confira Também: Xbox Series X | Tudo o que sabemos sobre o Console