Super Mario Maker 2 – Confira todos os detalhes revelados
17 de Maio, 2019Super Mario Maker 2 é a mais nova aposta da Nintendo com o bigodudo encanador número um dos games. E através da Nintendo Direct a empresa compartilhou novos detalhes que você confere a seguir.
Novidades
O Direct apresentou novas ferramentas que chegam em Super Mario Maker 2. A primeira é a possibilidade de criar ladeiras onde o encanador desliza, ganhando velocidade e eliminando qualquer um pelo caminho. Por falar nos inimigos, foi confirmado que o Angry Sun, de Super Mario Bros. 3, será um dos adversários disponíveis. Já em relação as plataformas, destaque para o Snake Block, que se movimenta em direção pré-determinada e Mario tem que se equilibrar sobre ele. Essa armadilha contará com versão alternativa com velocidade elevada.
Teremos ainda dispositivos de On/Off, que transformam blocos azuis em vermelhos — criando ou bloqueando passagens. Eles também podem ser usados para alterar o caminho nas fases em que elementos voadores se movem sobre trilhos ou mudar o sentido de esteiras rolantes. Outra novidade interessante é a plataforma em formato de gangorra, que sempre pende para o lado onde está o Mario. Mecânica não vista anteriormente na franquia e que faz sua estreia é a garra, que prende o bigodudo e permite que ele balance para alcançar outras áreas.
Será possível desenvolver desafios mesclando elementos de estágios secos e água, de maneira semelhante ao que acontece na terceira fase de Super Mario World. Nesse tipo de mapa, o criador consegue subir ou descer o nível d’água conforme os jogadores forem avançando. Essa mecânica de também pode ser usada com a lava.
O rolamento automático da câmera estará disponível, inclusive, permitindo a criação de áreas verticais. Um inimigo que estreia em Super Mario Maker 2 é o Banzai Bill, que realiza o movimento padrão ou persegue o jogador quando aparece na tela. Item que também aparece pela primeira vez é o Dry Bones Shell, usado para navegar na lava ou tornar o encanador invencível por alguns segundos.
Além das moedas clássicas, existirão outras maiores, como as de 10, 30 e 50. Elas podem ser posicionadas em áreas secretas ou de difícil acesso para recompensar aqueles mais habilidosos. Efeitos sonoros exclusivos estarão disponíveis para dar uma característica ainda mais pessoal e personalizada para as fases criadas por você.
Multiplayer
A primeira funcionalidade multiplayer a ser mostrada foi que com o uso do par de Joy-Con será possível que duas pessoas criem a fase ao mesmo tempo. Novidade também bastante interessante é que os estágios poderão ter condições específicas para serem finalizados, por exemplo, chegar até o final coletando todas as moedas, eliminando determinado tipo de inimigo ou com o Mario grande.
No fim dessa seção, o Direct apresentou diversas outras novidades: redemoinhos de vento que jogam o Mario e os inimigos para cima; espinhos de gelo que caem quando alguém passa por baixo deles; esteiras rolantes em formato de ladeiras; Yoshi vermelho que cospe fogo; paraquedas que deixam mais suave a caída de inimigos ou itens; e a presença de Boom Boom.
Funcionalidades Online
Será possível deixar comentários nos estágios que estamos jogando, por exemplo, um alerta de cuidado onde existe alguma armadilha. O game permitirá também o downloadde fases para serem desbravadas quando o Switch não estiver conectado na internet — possibilidade extremamente importante considerando o modo portátil do console híbrido. Os jogadores terão um perfil de criador, que vai ganhando pontos conforme novas fases forem sendo desenvolvidas por ele. Esses pontos servem para liberar itens de customização para o perfil.
Contudo, o mais interessante é o Network Play, que permitirá jogar fases online com até outras três pessoas de maneira cooperativa ou competitiva. Dependendo do desempenho, seu marcador de habilidade sobe ou desce. Por meio desse sistema, será possível sempre jogar com quem está no mesmo nível que você.
Quando estiver na companhia de amigos que têm o Switch, podem ser criadas seções para compartilhar a jogatina de maneira local. Nesse caso, somente uma das pessoas precisa ter acesso a internet para baixar os dados e disponibilizar para os demais, porém, todos precisam ter sua própria cópia do game.
Modo História e Cenários
A grande surpresa desse Direct foi a confirmação de que Super Mario Maker 2 terá modo história. Com o objetivo de reconstruir o castelo da princesa Peach, nosso herói precisará superar diversas fases que foram criadas pela equipe da Nintendo e coletar a maior quantidade possível de moedas, afinal, a montagem de um palácio não é nada barata. Serão mais de 100 estágios diferentes, que demonstrarão maneiras criativas de usar todas as ferramentas disponíveis no game.
Além dos cenários que já existiam no primeiro game, será possível criar fases com novas temáticas: deserto, neve, floresta e céu. Cada um deles terá sua própria música, composta pela lenda Koji Kondo — responsável pela trilha sonora da franquia desde Super Mario Bros. e que já trabalhou nas séries The Legend of Zelda e Star Fox.
Clicando no ícone da Lua, as fases durante o dia são transformadas em noturnas, alteração visual que não é a única mudanças. Por exemplo, quando o Angry Sun atrapalha a vida do Mario nos períodos mais claros, a noite ele é trocado pela Lua e ao tocar nela todos os inimigos que estão na tela desaparecerão.
As modificações também variam de acordo com o tema da fase. No inicial clássico, os Goombas irão flutuar; no subterrâneo, a tela fica de cabeça para baixo; nas casas de fantasmas, as luzes se apagam e a única iluminação permanece sobre o Mario; no céu, a gravidade será reduzida; no deserto, haverá tempestade de areia que deixa mais difícil caminhar para frente; na neve, os terrenos são bastante escorregadios; e na floresta a água estará envenenada. Alguns itens também se transformam durante a noite, por exemplo, o cogumelo verde fica com aspecto assustador e persegue Mario.
3D World
Como foi vazado anteriormente, será possível criar fases com o tema de Super Mario 3D World, que terão características bem particulares. Algumas ferramentas disponíveis nesse tema não poderão ser aproveitadas nos estágios com o visual dos outros jogos, por exemplo, o power-up do Cat Mario e os Clear Pipes. Novidade que pode estar presente nas fases que se passam no 3D World são as caixas, que devem ser quebradas ou usadas para formar pontes sobre a água ou lava.
As Warp Box estarão disponíveis para levar o jogador para outras áreas, além disso, desafios bastante intensos poderão ser criados com os Spike Block, principalmente, quando combinados aos dispositivos de On/Off. Outra ferramenta são os blocos de exclamação, que criam plataformas conforme Mario bate nele. O pesadelo de muitos jogadores de 3D World, os Blinking Blocks, que aparecem e desaparecem conforme certo padrão e tempo, estarão de volta para nos assombrar.
Também estarão disponíveis os Track Blocks, que podem se movimentar sozinhos ou somente quando Mario está sobre eles, e os Mushroom Trampoline, espécie de cama elástica que permite saltos mais altos. O tema contará com inimigos exclusivos: a Piranha Creeper, que se move de maneira linear para fora de canos; os Skipsqueak, que também pulam sempre que Mario salta; o Koopa Troopa Car, carrinho que pode ser usado para fases em alta velocidade; o monstro de fogo Charvaargh; a Banzai Bill que pode ser disparada na direção da tela; a subchefe Pom Pom; e até mesmo o Cat Bowser.
Espaço Necessário
Algo que estamos acostumados nesta atual geração são jogos que ocupam 50, 100 ou até 150 GB de armazenamento nos consoles e o novo título foge e muito a esta regra. De acordo com o que foi revelado pela Nintendo, o jogo irá ocupar menos de 3 GB, para ser mais exato, 2.8 GB do console híbrido, excelente não?!
Super Mario Maker 2 será lançado em 28 de junho no Nintendo Switch