Análise – Halo Infinite | Um Master Chief que jamais vimos

Análise – Halo Infinite | Um Master Chief que jamais vimos

14 de Março, 2022 0 Por André Machado

Título: Halo Infinite
Desenvolvedora: 343 Industries
Distribuidora: Microsoft
Plataformas: PC, Xbox One e Xbox Series
Gênero: Ação/FPS
Lançamento: 08 de Dezembro de 2021

Halo Infinite que era pra ser lançado junto com o Xbox Series em 2020 teve seu lançamento adiado pra 8 de Dezembro de 2021 devido a problemas técnicos.

O jogo desenvolvido pela 343 Industries trouxe de volta Master Chief em uma história que gira em torno de 10 horas, dependendo se o jogador foca na narrativa ou se prefere aproveitar uma das novidades na franquia Halo, o mundo aberto.

PONTOS ALTOS E BAIXOS

Essa nova aventura da franquia tem dois pontos que vamos dividir em positivos e negativos. O lado positivo é o mundo aberto que permite ao jogador aproveitar mais o que Halo Infinite tem a oferecer, podendo pegar diversos veículos seja de aliados ou dos inimigos e fazer missões opcionais.

Essas missões podem variar como conquistas territórios, destruir silos e armamento dos banidos e resgatar aliados, daqui a pouco falo mais sobre os novos inimigos.

E ai chegamos no lado negativo, tudo acaba se tornando repetitivo demais, incluindo alguns locais dos cenários.

Outras novidades que temos são a inclusão de habilidades podendo ser desbloqueadas ao localizar núcleos spartanos, ou seja, não podemos evoluir apenas matando os inimigos, mas sim encontrando esses núcleos.

Se o jogador explora bem os cenários pode encontrar com skins de armas e trajes que podem ser usados no multiplayer que vou falar daqui a pouco.

E o ponto alto está no novo acessório, o gancho, que é 100% funcional. Com ele podemos alcançar diversos locais do mapa e claro que podemos usá-lo em combate e até pra roubar veículos. Ao utilizar o gancho em inimigos nos puxamos contra eles e utilizamos golpe corpo a corpo, podendo também eletrocutá-los. Claro que tudo depende do jogador evoluir.

INIMIGOS

Os principais inimigos do Master Chief são os Banidos, uma facção mercenária formada por Brutes e que são liderados aqui por Escharum que segue as crenças de Atriox.

E claro que temos inimigos clássicos como os Unggoy que ao matar o jogador dão aquela “zuada” por serem os inimigos mais fracos da franquia. Temos também os Spartan Hunters, Caçadores de Spartan. Em relação a Boss possuem um certo nível de dificuldade e pode requerer tipos diferentes de estratégia. Contudo, não espere alterar sua estratégia durante um combate contra boss, exceto contra Escharum.

Em relação a inteligência artificial não há o que reclamar, se você tiver como sniper os inimigos vão se esconder, se você estiver se escondendo atrás de uma coluna e forem vários inimigos, podem se dividir e flanquear, um vem pela esquerda enquanto o outro pela direita.

MULTIPLAYER

O multiplayer começa com a Academia. Uma espécie de tutorial para aqueles que não tem experiência na saga Halo.

O modo competitivo tem sete formatos: Partida Rápida, Grande Batalha em Equipe, Arena Ranqueada, Fiesta, Assassino Todos Contra Todos, Assassino Tático e Assassino em Equipe.

Variam desde mata-mata, capture bandeira ou territórios.

Dentro desses modos ainda é possível customizar a aventura de seis formas diferentes, incluindo uma modalidade de quatro contra quatro e a grande batalha, 12 contra 12.

Temos também o modo replay onde podemos ver as partidas salvas pelos amigos ou por nós mesmos.

Nos próximos meses, a desenvolvedora lançará o modo Forge, em que será permitido criar mapas e modos personalizados para compartilhar com a comunidade. A ideia é de que ele chegue na terceira temporada.

Esse modo Forge também deve introduzir outros biomas algo que faltou em Halo Infinite.

História

Na história temos o retorno de Master Chief que ao lado de uma nova IA chamada Arma e o Piloto chamado Echo 216 precisam salvar a humanidade dos banidos liderados por Escharum em Zeta Halo. Não vou me prolongar pra não dar spoiler, mas espere por um Chief mais humanizado do que em outros jogos da franquia Halo. Um Master Chief que jamais vimos.

Infelizmente não podemos refazer as missões, o que impede o jogador de pegar colecionáveis ou mesmo assistir a cutscene. Contudo, segundo a desenvolvedora estão trabalhando pra lançar esse recurso no futuro.

VALE OU NÃO A PENA JOGAR HALO INFINITE

Halo Infinite conta uma história envolvente que agrada ao jogador e fã da saga apresentando novos personagens. Embora não sejam tão desenvolvidos, é apenas o pontapé pra novos rumos que veremos apenas no Xbox Series e PC.

O mesmo vale para o mundo aberto de Halo que é divertido explorar por conta da jogabilidade, mas ao mesmo tempo repetitivo, devemos ver maior diversidade nos próximos jogos da franquia.

A história não diria que é curta ou longa. Digo que é uma história contada no ponto certo e sem rodeios.

O visual evoluiu bem quando comparamos com Halo 5: Guardians, mas nada como por exemplo a evolução de forza horizon 4 para o Forza Horizon 5.. Talvez essa necessidade de lançar pro Xbox One tenha atrapalhado um salto gráfico maior.. E em relação ao áudio e trilha sonora continuam de excelente qualidade com a musica tema de Halo sendo tocada na proporção certa.

Recursos como conseguir refazer missões ou rever cenas e o modo cooperativo na campanha ficaram de fora do lançamento o que tornaria o jogo ainda melhor. O modo cooperativo vai chegar na segunda temporada em abril.

Halo Infinite ta disponível no PC, Xbox One cuja versão testei e Xbox Series, estando acessível no Xbox Game Pass. O modo multiplayer é free-to-play.

Você pode conferir essa Análise em vídeo caso prefira:

Halo Infinite

R$ 119,90
8.6

Nota

8.6/10

Pros

  • Excelente Jogabilidade
  • IA desafiadora
  • Bom Sistema de Evolução

Cons

  • Mundo Aberto com Poucas Opções
  • Alguns personagens centrais poucos desenvolvidos
  • Sem Modo cooperativo