Análise – Outriders | Um Shooter Frenético com Inúmeras Falhas

Análise – Outriders | Um Shooter Frenético com Inúmeras Falhas

15 de Setembro, 2021 0 Por André Machado

Título: Outriders
Desenvolvedora: People Can Fly
Distribuidora: Square Enix
Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Stadia, Xbox One e Xbox Series
Gênero: Ação/Shooter/RPG
Lançamento: 01 de Abril de 2021

Outriders é um dos mais novos shooters frenéticos com elementos RPG desenvolvido pela People Can Fly e publicado pela Square Enix em 1º de Abril no PC, PS4, PS5, Stadia, Xbox One e Xbox Series. E como você conferiu no próprio título dessa análise, o game sofre com inúmeras falhas. Como sempre logo a seguir você confere os pontos positivos e negativos, começando pela história, claro, livre de qualquer tipo de spoiler, então pode acalmar-se na cadeira/sofá/cama e vamos lá!

História e Personagens

Durante a metade do século 21, a Terra chegou ao seu colapso devido aos desastres climáticos. Foi aí que surge a ECA – Autoridade de Colonização de Enoch – grupo onde os principais recursos são destinados pelos principais governos de nosso planeta.

Sem nosso amado planeta Terra, os seres humanos precisam partir para um novo lar, o planeta chamado Enoch. Duas naves gigantescas são construídas, Flores e Caravel, cada uma com 500 mil pessoas. Em 2159, apenas a Flores alcança seu objetivo e os primeiros a pisar no planeta são os Outriders, os soldados de elite.

Os Outriders logo descobrem a Anomalia, uma tempestade brutal de energia, e avisam aos líderes da ECA que não deve-se colonizar Enoch. Porém, contudo, todavia, são ignorados e pior, a força de segurança é enviada para dar fim nos soldados de elite. Apenas um sobrevive, isso mesmo, você!

O único sobrevivente é colocado em criostase, congelamento, e retirado após 31 anos.

Logo descobre-se, como já era esperado, a colonização falhou e a Anomalia destrói todo o equipamento tecnológico e as pessoas dentro dos limites de um único vale da montanha.

E aí que você deve entrar em ação!

Jogabilidade e Cenários

A jogabilidade e os recursos presentes em Outriders são pontos positivos.

Como dito lá no início, o game é um shooter em 3ª pessoa com elementos RPG. Logo temos uma ampla árvore de habilidades que como você deve imaginar, vamos desbloqueando ao evoluir.

Ao todo são 4 classes que podemos escolher:

  • Pyromancer: Controla o fogo;
  • Technomancer: Tem maior potencial com Turrets e outros dispositivos tecnológicos;
  • Devastator: Usa ataques sismicos;
  • Trickster: Manipula o tempo.

Outriders foi desenvolvido não só pra jogar em modo single-player, como também cooperativamente. Isso por conta do grande número de inimigos. Jogar com amigos é mais fácil, porém jogar sozinho é bem desafiador.

Conforme evoluímos, conforme jogamos, o nível de dificuldade se adapta ao seu modo de jogar e isso é um desafio a mais. Por exemplo, jogando com amigos você pode passar da dificuldade do nível 11, mas jogando sozinho, pode nem passar da dificuldade do nível 6. Quanto maior a dificuldade, maior a recompensa de equipamentos que ganhamos nas fases e missões.

As armas são basicamente quatro tipos: Metralhadora, Shotgun, Sniper e Pistola. Cada uma pode ser realizado upgrade e adicionado capacidade de congelamento ao atirar ou de fazer os inimigos pegarem fogo com suas balas. Capacetes e armaduras podem ser igualmente melhorados, dando regeneramento mais rápido ou recarregando mais rapidamente algumas de suas habilidades.

Com as honrarias podemos desbloquear itens cosméticos e personalizar as bandeiras que usamos em viagens rápidas ou nosso veículo.

O problema na jogabilidade é o sistema de cover que às vezes não funciona. Você aperta o botão e o personagem continua parado levando chumbo. Outras vezes você quer pular alguma barricada e ele não pula ou acaba pulando mesmo que essa não seja intenção.

[outros pontos negativos você confere abaixo]

Os cenários são bem diversificados e embora algumas partes sejam abertas, são lineares. Há missões que você pega através de personagens da história ou em locais dos cenários.

Gráficos e Inimigos

Os inimigos são bem diversificados e cada um você precisa usar determinada tática de combate e mesmo que você esteja chegando no fim de sua história, você se depara com um novo inimigo.

O gráfico, como já deve ter reparado nas análises do Gamer News, é algo que caracterizo como um gosto pessoal. Não há nada demais no gráfico de Outriders, mas há momentos que você para pra admirar, principalmente quando há água ou cenário de areia.

Outriders é dublado e legendado em português do Brasil com vozes bem conhecidas nos filmes ou até mesmo em jogos como Gears of War. Porém, há atrasos, seja na voz ou nas legendas. Mas isso ocorre em momentos raros, assim como quedas de FPS ou alguns pixels que ficam visíveis.

Para maiores de 18 anos

Outriders é um jogo de extrema violência e contra indicado para menores de 18 anos.

Consideração Final

Outriders é um jogo “OK” que vale a pena ser adquirido em alguma promoção de até R$ 100. Sua história é simples e em alguns momentos bem clichê que você consegue adivinhar o que vem a seguir.

A jogabilidade é algo que agrada a gregos e troianos. É fácil de aprender e se você for aquele jogador mais hardcore, também vai lhe agradar. Mapa amplo e com bastante ambiente diversificado.

O loading…… Ahhhh o loading. O tempo de carregamento. Se você morre, fica tranquilo, o carregamento é quase instantaneo. Mas a primeira vez que você entra no jogo ou vai de uma região a outra no mapa, o loading pode demorar cerca de 1 minuto e 30 segundos.

Os personagens são bem desenvolvidos se você desfrutar de missões opcionais. Mas se você só joga missão principal pode ficar desapontado. São poucos os que conhecemos a fundo.

Outriders

R$ 279
7

Nota

7.0/10

Pros

  • Gameplay Frenético
  • Inimigos que requerem estratégias diferentes

Cons

  • Loading Extremamente Demorado
  • Dessincronia na Dublagem PT-BR
  • Desenvolve poucos personagens